Os Recursos Educacionais Abertos são uma fonte inesgotável de inspiração.
Mas, por vezes, a procura pode tornar-se cansativa...
Para nossa felicidade, existem inúmeros sites que contêm listagens de REAs, muitas vezes habilmente categorizados, para tornar mais fácil a pesquisa e seleção do recurso certo para a tarefa a executar.
Porém, convém sempre não esquecer de confirmar as licenças atribuídas!
Seguidamente apresentam-se repositórios onde se podem encontrar diferentes tipos de recursos: o primeiro é um agregador de aplicações e software, o segundo é um verdadeiro repositório livre, pois permite o acesso e a partilha e o terceiro permite o acesso mas a partilha é restrita aos membros da comunidade da Universidade da Califórnia e seus parceiros.
1.
WEB 2.0: COOL TOOLS FOR SCHOOLS
Inúmeras aplicações e software livre para a construção de recursos para todas as idades.
Está devidamente categorizado por tipo de aplicações, consoante o fim a que se destinam. É uma verdadeira "Arca de Noé" com tudo o que se possa precisar (apesar de alguns links não funcionarem).
2.
OER COMMONS - OPEN EDUCATIONAL RESOURCES
Repositório criado pelo Institute for the Study of Knowledge Management in Education, EUA.
Recursos em diversos formatos, aparentemente, a maioria em inglês, por enquanto.
Muito interessante porque dá para criar uma conta, personalizar o perfil, criar pastas e guardar os recursos selecionados. Podemos adicionar comentários e avaliações e criar ou carregar os nossos próprios recursos para partilhar através de uma aplicação própria.
Entrem e pesquisem Recursos Educacionais Abertos. Vão encontrar qualquer coisa... :)
3.
MERLOT - MULTIMEDIA EDUCATIONAL RESOURCES FOR LEARNING AND ONLINE TEACHING
Projeto da Universidade do Estado da Califórnia que pretende ser um espaço de partilha de recursos entre estudantes e professores de todo o mundo.
Os materiais estão organizados em 18 categorias por tipo, 20 formatos e 19 áreas de conhecimento.
Os recursos estão acessíveis livremente, mas para poder carregar um recurso é necessário pertencer à comunidade da Universidade ou parceiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário