Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

BIBLIOGRAFIA ANOTADA: PEDAGOGIA DO E-LEARNING E PAPEL DO PROFESSOR ONLINE

Stephenson, J. (2001). Learner Managed Learning: an emerging pedagogy for online learning? Artigo para a conferência da BECTA, Novembro 2001. Disponível em: http://www.johnstephenson.net/becta.pdf

Descrição: Artigo submetido para a Becta: British Educational Communications and Technology Agency (entretanto extinta em 2011 pelo governo britânico). O autor descreve as potencialidades que a tecnologia oferece ao ensino online para uma prática pedagógica mais centrada na gestão da aprendizagem pelo aprendente. Stephenson faz uma antevisão do futuro do ensino online, baseado nas referidas potencialidades que possibilitarão e potenciarão o surgimento de novos modelos pedagógicos. Assim, alerta para a necessidade do designer instrucional ter em conta o modelo pedagógico para o qual deverá produzir materiais. O autor refere várias vezes com ênfase que o futuro do ensino e da aprendizagem online se centrará numa gestão do aprendente, enquadrada em ambientes de apoio à aprendizagem em que os professores não terão que decidir se responsabilizarão os estudantes pela sua aprendizagem – isso é um dado adquirido - mas sim, quanta responsabilidade delegarão e como fazê-lo.

Avaliação: Sendo o artigo já de 2001, o autor teve uma visão bastante precisa do que viria a acontecer no futuro, uma vez que o futuro referido no texto é já hoje. Segundo o meu ponto de vista, as expectativas expressas por Stephenson corresponderam ao que se verifica na atualidade, talvez até um pouco aquém, pois há onze anos atrás algumas das potencialidades oferecidas hoje pelas TIC seriam até inimagináveis. Embora este artigo acrescente pouco ao atual estado do ensino online, dada a sua antiguidade, é um referencial para percebermos que a evolução deste tipo de ensino, foi como que natural, tão natural que facilmente previsível.



Morgado, L. (2001). O papel do professor online: Problemas e virtualidades. in: Discursos, III Série, nº especial, pp.125-138. Lisboa: Universidade Aberta. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/1743

Descrição: A autora começa por fazer uma abordagem generalista sobre Ensino Online, principiando por uma breve introdução sobre Educação à Distância e a dificuldade em estabelecer uma definição de ensino online, dada a variedade de abordagens existentes. É abordada a relação entre tecnologia e pedagogia e a possibilidade que a tecnologia oferece para uma nova abordagem pedagógica que se inscreve na linha construtivista, preconizando a aprendizagem colaborativa como ferramenta para a construção de uma comunidade de aprendizagem, distanciando-se, assim, de outros modelos de educação à distância. A autora apresenta, ainda, segundo outros autores que se debruçaram sobre o tema, três modelos de ensino online, consoante este é centrado no professor, na tecnologia ou no estudante. São também identificados aspetos críticos do ensino online no contexto da Sala de Aula Virtual, que se revelaram comuns a vários cursos online estudados e que versam sobre a dimensão do grupo, o uso do tempo online, a adaptação à assincronia e a construção da comunidade de aprendizagem. Finalmente, a autora refere o papel do professor identificando as suas áreas de intervenção: aspetos pedagógicos, de gestão, sociais e aspetos técnicos. É também apresentada a evolução das funções do professor ao longo do curso online, que passam por cinco estádios ou níveis: Acesso e Motivação, Socialização, Partilha de Informação, Construção do Conhecimento e Desenvolvimento. Por fim, são destacadas as seguintes características essenciais para o professor enquanto facilitador da construção de uma comunidade de aprendizagem: visibilidade, feedback, materiais e permanência.

Avaliação: O artigo é um bom ponto de partida para quem se está a iniciar na temática. Toca em questões basilares e traça linhas gerais do que é ensino online e do perfil do professor. Sendo já de 2001, não incorpora ainda outros estudos, até da mesma autora, e evoluções posteriores, mas não deixa de ser atual, pois apresenta os conceitos base e lança desafios para reflexão, como a questão da relação entre Tecnologia e Pedagogia no ensino online. O título do trabalho indicia uma abordagem mais orientada do que a que se revela: o destaque dado à temática do papel do professor acontece só na parte final, depois de feita a contextualização.


1 comentário:

  1. Anotações cristalinas e pertinentes. Os documentos escolhidos são de referência:)!Ressalvo uma afirmação tua, referente à bib. anot. 1: "Embora este artigo acrescente pouco ao atual estado do ensino online, dada a sua antiguidade, é um referencial para percebermos que a evolução deste tipo de ensino, foi como que natural, tão natural que facilmente previsível.". É muito interessante esta ideia de naturalidade e de previsibilidade, possíveis graças a estes estudos que se tornaram, agora, referenciais;)

    ResponderEliminar