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sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Afinal o que é o Digital Storytelling? Porque devo usar as licenças Creative Commons?



Como todos sabemos, contar histórias (story telling) é uma prática ancestral e terá mesmo sido outrora, a principal forma de transmissão do conhecimento entre gerações. Atualmente, talvez pretendendo manter a tradição mas adaptando-a à era digital, o Digital Storytelling é uma técnica que pode ser utilizada no ensino e que consiste em pedir aos estudantes que contem uma história, utilizando ferramentas digitais, em formato de vídeo. Para que essa prática se revele eficaz, Lambert (2010) identificou os seguintes sete pressupostos:

1 – A história deve ser contada na primeira pessoa, a partir das suas experiências;
2 – A história deve partir de uma questão que só será resolvida no seu final;
3 – A história deve provocar emoções na audiência;
4 – A duração do vídeo deve ser entre dois e quatro minutos;
5 – A cadência do desenrolar da história deve ser adequada ao seu conteúdo, mais lento ou mais rápido conforme exigirem os acontecimentos descritos;
6 – A inclusão da gravação da voz do “produtor” do vídeo permite imprimir emoção ao conteúdo descrito e envolve os estudantes, dando-lhes um sentimento de posse do seu artefacto;
7 – A banda sonora é opcional na produção do vídeo mas, utilizada adequadamente, valoriza o produto final, podendo, não só acrescentar conteúdo, como fazer parte da própria história.

Na produção deste tipo de artefactos há sempre que ter em conta os direitos de autor, quer na utilização de músicas como de imagens e mesmo de ferramentas. O que nos leva à nossa segunda questão:

As licenças Creative Commons permitem saber qual a utilização permitida para a maioria dos artefactos encontrados na Web. Os produtos podem estar totalmente protegidos contra utilização e divulgação, podem ser autorizados para fins não comerciais, pode ser dada autorização apenas para divulgação, mas não para edição, só para fins educacionais ou podem ser de uso totalmente livre. Embora as licenças Creative Commons não garantam a liberalização dos direitos de utilização e divulgação (é sempre bom confirmar!), o web site da CC oferece uma galeria diversificada de recursos agregados por categorias. Embora a tendência seja para a liberalização dos conteúdos, os países têm diferentes políticas de proteção dos direitos de autor, que a Creative Commons tem vindo a considerar. Para a educação, a liberalização dos conteúdos é, sem dúvida, um benefício importante, alargando o acervo disponível e permitindo uma verdadeira partilha do conhecimento. No entanto, nesta fase inicial do nosso trabalho, colocam-se, ainda, algumas dúvidas, que nos foram colocadas em forma de desafio na UC de Ambientes Virtuais de Aprendizagem:

“ - Quando publicamos algo original, devemos atribuir-lhe uma licença?
   - Quando partilhamos algo nosso, sem nenhum tipo de licença, passa a ser domínio público?
   - O que fazer, quando não queremos ceder direito?”


Referências:


1 comentário:


  1. A propósito das dúvidas apresentadas, remeto para uma publicação da nossa colega Laura Ramos, que embora não frequente esta UC ainda, faz um comentário neste enquadramento:
    http://elauri.wordpress.com/2012/12/09/creative-commons/

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